segunda-feira, 26 de abril de 2010

Início do 3º Período

Olá a todos :)

Agora que iniciámos o terceiro período, voltámos novamente ao trabalho.

Para melhor nos organizarmos começámos por dividir tarefas, sendo estas a de fazer o relatório, (que temos feito todos os períodos), um trabalho escrito, uma apresentação em powerpoint, um poster e iremos também trabalhar no nosso produto final, que não podemos revelar por agora :)

Em princípio, iremos participar no IV Encontro Reginal de Trabalhos de Área de Projecto, na Covilhã, para aí fazermos a exposição do nosso trabalho e também a apresentação oral do mesmo. Este encontro irá realizar-se no dia 21 de Maio, em que a exposição de trabalhos terá início às 9:30 e as apresentações, às 14:00.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Balanço do Segundo Período

Olá a todos :)

Após o ínicio do terceiro período, é importante reflectir sobre o segundo para continuar aquilo que temos feito e corrigir pequenas falhas.

Deparámo-nos, mais uma vez, com algumas dificuldades. Na pesquisa a selecção de informação foi um pouco difícil, tendo encontrado informações contraditórias sobre o mesmo assunto, ou mesmo, não encontrado muitos conhecimentos sobre o mesmo. Este período, para resolvermos o nosso problema questão “Porque é que as Medicinas Alternativas são pouco divulgadas em Portugal?” recorremos, em parte, a entidades ligadas a este ramo. No entanto, enfrentámos indisponibilidade por parte destas. Tivemos, então, de preparar entrevistas em suporte de papel e de enviar questionários via Internet. Foi difícil arranjar um patrocinador para o sorteio da massagem hidratante. Ainda neste período, tínhamos planeado uma sessão de Biodança, que acabou por ser cancelada, devido à falta de adesão.


Durante este período envolvemo-nos com uma vertente mais prática relativamente ao nosso tema “Medicinas Alternativas”. Por um lado, assistimos “ao vivo” a aulas de Hidroterapia, Hipoterapia e Meditação (tendo participado duas vezes nesta última). Através das aulas que vimos, acompanhadas com entrevistas aos responsáveis, conseguimos obter mais informação que está a contribuir para a resolução do nosso problema questão. Por outro lado, organizámos uma feira de Medicinas Alternativas no espaço escolar, juntamente com uma sessão de Meditação e Biodança, com o objectivo de divulgarmos o nosso trabalho e conseguirmos fundos (como já foi referido).

Através do trabalho desenvolvido, mudámos um pouco a nossa opinião relativamente ao tema do projecto. Continuamos a acreditar que as Medicinas Alternativas podem contribuir para uma melhoria da qualidade de vida do ser humano, mas, percebemos que a sua falta de divulgação em Portugal, se pode dever ao facto de, muitas vezes, as pessoas desistirem da Medicina Convencional, o que é errado, pois as Alternativas actuam mais ao nível da prevenção e manutenção da qualidade de vida, enquanto as Convencionais actuam mais ao nível da cura – principalmente quando estamos no contexto de doenças físicas. As Medicinas Alternativas são ainda muitas vezes desacreditadas e concebidas como “placebos”, porque, por vezes não apresentam fundamentos científicos. Defendemos então a prática destas medicinas como complementar. Embora intervenham positivamente na saúde dos indivíduos, não devem substituir a Medicina Convencional. Podemos acrescentar que continuamos a acreditar e a tentar transmitir a mensagem que o consílio dos tratamentos de ambas as medicinas, iria melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas, actuando ao nível da prevenção, manutenção e tratamento.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Análise da apresentação em PowerPoint

Olá a todos :)

Em primeiro lugar, queríamos pedir desculpa por não termos postado na semana passada, mas como estamos em férias de Páscoa, andamos mais ausentes.

Relativamente às duas últimas semanas de aulas, foram ocupadas com a nossa apresentação de PowerPoint, que no geral, correu bem.
Começámos com uma pequena introdução ao nosso tema, passando para a planificação do projecto. Dissemos o que tinha sido feito no 1º Período, o que fizemos no 2º Período e o que está planeado para o terceiro. Quanto ao segundo, explicitámo-lo. Ou seja, mostrámos as quatro entrevistas que fizemos ao longo do período (nomeadamente ao Sr. Nélson Mingacho, ao fisioterapeuta Daniel Andrade, ao hipoterapeuta Gonçalo Castanheira e ao acupunctor Salvador Gonçalves) tentando passar a sua principal mensagem.
Ainda neste período, falámos da "Semana das Medicinas Alternativas" e de tudo o que foi feito no âmbito desta; do blogue; dos contactos que fizemos; dos patrocínios que conseguimos; da parceria com as Doutoras Sem Bata; da AERID; das dificuldades que encontrámos.

Terminámos a apresentação com uma pequena conclusão, na qual dissemos algumas das nossas teorias que possam responder à questão-problema que temos, adicionando ainda a ideia de que as Medicinas Alternativas são importantes, mas não substituem as Convencionais. Uma é o complemento da outra.