sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Olá a todos :)

Ultimamente temos andado em trabalho de campo. Depois de alguns contratempos, conseguimos finalmente conversar com os donos de uma loja que promove consultas de homeopatia, naturopatia, fitoterapia... Estes transmitiram-nos um pouco daquilo que, ao longo de vários anos, aprenderam sobre esta área; nomeadamente, através de conferências, leituras, e contacto com profissionais especializados.
Temos andado um pouco atarefas com o relatório e a apresentação que iremos fazer neste período, contudo, em breve iremos disponibilizar a entrevista. ;)

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Entrevista na Clínica de Tratamento Osteo-Articular e Massagens

Olá a todos :)

Nas últimas duas semanas temos continuado a desenvolver o nosso projecto. Hoje, visitámos a Clínica de Tratamento Osteo-Articular e Massagens. Nesta é possível fazer acupunctura, reiki, cromoterapia... Falámos com o Sr. Enfermeiro Manuel Mota, a quem desde já agradecemos toda a disponibilidade para responder às nossas perguntas e nos mostrar a clínica.
Manuel Mota falou-nos de algumas medicinas alternativas, da medicina convencional vs alternativa (nomeadamente ao nível da medicina tradicional chinesa), o seu estado de desenvolvimento em Portugal, entre outros aspectos relevantes.


Aqui fica um pequeno extracto da nossa entrevista:

"TIF - O que acha que falta em Portugal para tornar estas medicinas mais desenvolvidas, como em outros países?
M.M. - As pessoas aproximarem-se mais, serem mais interessadas. As pessoas já caíram no vício de ir à medicina convencional. Devemos trabalhar com a parte psicológica, através da mente conseguimos ser tudo aquilo que desejamos ser.
TIF - A nível das Medicinas Alternativas, fazem acupunctura...
M.M. - Quando se fala em acupunctura, a ideia é logo ‘agulhas’. Não, a acupunctura faz-se a laser, pressão do dedo (é preciso saber os pontos), com as ventosas, com moxa (charutos de artemísia – aquecemos os pontos para desobstruir a energia), coreana da mão (com agulhas próprias; também se pode fazer apenas com moxas pequenas, aquecendo os pontos). O nosso organismo responde muito bem pelas extremidades: pés, mãos e orelhas.
TIF - Por curiosidade, à volta de quanto custa uma consulta?
M.M. - Aqui, por volta dos 25/30€. Um preço adaptado à região onde estamos.
TIF - E o Reiki, mais ou menos, como é que fazem sessões de Reiki?
M.M. - Nós ao aplicarmos o reiki fazemos o equilíbrio energético da pessoa. Normalmente acompanha-se com uma massagem.
* Entrámos numa sala destinada a sessões de reiki, entre outras actividades. *
TIF - Esta sala é verde. Esta cor, que significa?
M.M - Calma, desinfectante. Toda a negatividade entra pela nossa aura. O verde irá fechar os "buracos" que possam estar abertos na aura, impedindo a entrada de energias negativas. Muitas pessoas são negativas e transmitem essa mesma negatividade. Devemos então ser fortes e tentar nunca entrar em conflitos, dar um sorriso a quem discutiu connosco. "

Ainda na clínica, foi-nos dada a conhecer a hidrolinfa. "É uma terapia que se faz atravês dos pés para eliminar toxinas. Esse aparelho já está reconhecido pela medicina convencional, foi reconhecido em 30 de Dezembro de 2005.", disse Manuel Mota.